Sintonia do Amor

"QUANDO EU ERA MENINO..."

TEMA: “QUANDO EU ERA MENINO...”

TEXTO BÁSICO: 1 Coríntios 13:11

- Quando eu era menino,

falava como menino,

sentia como menino,

discorria como menino,

mas, logo que cheguei a ser homem,

acabei com as coisas de menino.

- Quando eu era criança,

falava como criança,

entendia como criança,

pensava como criança,

mas quando cheguei a ser homem,

acabei com as coisas de menino. (pensamento: ou, fundamentado) (repudiar: Gr. desaparecer);

- Quando eu era criança,

falava como criança,

me sentia como uma criança,

raciocinava como criança,

quando eu me tornei um homem, eu tinha feito com o que pertencia ao filho.

- Quando eu era menino,

falava como menino,

sentia como menino,

pensava como menino,

quando cheguei a ser homem,

desisti das coisas próprias de menino.

Texto Complementar: 1 Coríntios 14:20

Irmãos:

= não sejais meninos no juízo;

= na malícia, sim, sede crianças;

= quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.

Irmãos:

= não sejais meninos no entendimento,

= mas sede meninos na malícia,

= e adultos no entendimento.

INTRODUÇÃO:

O que de fato é o ser, uma criança neste contexto bíblico?

Falar, sentir, entender, pensar, relacionar-se como uma criança. O que é?!

O que podemos entender?

Quais os ensinamentos que podemos extrair da palavra de Deus sobre o assunto: “QUANDO EU ERA MENINO...”

1- NAS ATITUDES...

Podemos observar no seio de várias igrejas, ATITUDES no relacionamento interpessoal que demonstram entre outras coisas no mínimo uma imaturidade.

- brigar por cargo;

- pedir para pregar;

Frases como: “Hoje era o meu dia de cantar no ministério de louvor!”; “Hoje era o meu dia de tocar no ministério de louvor!”;

- Brigar por causa do modelo ou cor que deve ser a roupa do departamento de mulheres...

2 – O QUE DEUS ESPERA DE SUA NOIVA (a IGREJA)?

- NÃO SÃO LOUCAS E IMPRUDENTES QUE ELE VIRÁ BUSCAR...

MATEUS 25. 11 Depois vieram as outras virgens e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Portanto vigiai, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

- NÃO SÃO OS INSÍPIDOS SAL DA TERRA QUE ELE VIRÁ BUSCAR...

Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Atos dos Apóstolos 3:25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. Romanos 9:26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.

- VIRÁ BUSCAR SIM, UMA IGREJA ADORNADA...

Apocalipse 21:2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para seu noivo.

- VIRÁ BUSCAR SIM, UMA IGREJA DISCIPULA...

João 13:35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

- VIRA BUSCAR UMA IGREJA QUE NÃO SÓ O CHAME DE SENHOR MAS, O ACEITE E RESPEITE COMO SENHOR...

Lucas 6:46 E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

3 – Coisas de Criança ou de adulto?

Obs.: Neste tópico pergunta-se a todos os irmãos e os mesmo respondem se as atitudes referidas são de criança ou de adulto.

- Querer orar é atitude de adulto ou de criança?

- Brigar por cargo é atitude de adulto ou de criança?

- Ouvir com atenção a ministração da palavra é atitude de adulto ou de criança?

- Sair do culto por várias sem necessidade é atitude de adulto ou de criança?

- Brigar por causa da cor do uniforme das irmãs é atitude de adulto ou de criança?

- Brigar por causa da música que deverá ser cantada é atitude de adulto ou de criança?

- Discutir por causa da cor das paredes da igreja é atitude de adulto ou de criança?

- Agir com prudência é atitude de adulto ou de criança?

- Agir com impulsividade é atitude de adulto ou de criança?

- Fofocar, falar mal, disseminar a contenda é atitude de cristão?

? Provérbios 6:16-19 diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."

- Agir por contra própria em relação aos trabalhos da igreja sem a devida bênção do pastor é atitude de adulto ou de criança?

Conclusão:

Deus, sem sombra de dúvida, não está gostando destas atitudes, que só demonstram falta de entendimento dos Seus preceitos.

Deus vem buscar uma igreja santa, vigilante, dedicada e prudente.