Sintonia do Amor

O Homem

IGREJA BATISTA DE VILA COMARI Escola Bíblica Dominical 19 DE ABRIL DE 2009 Estudo 3 – O HOMEM Texto: Gênesis 1.26-29 Texto Áureo: Gn 2.7 – “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”
INTRODUÇÃO Após termos estudado sobre DEUS, logicamente devemos estudar o HOMEM. Pois toda a base da religião está entre Deus e o homem. Neste estudo estamos preocupados em ver a origem do homem, sua queda e seu estado atual. Posteriormente estudaremos sua redenção.
A CRIAÇÃO DO HOMEM A Bíblia nos informa como o homem começou a existir. Deus o criou à sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26-29; 2.7 e 2.15-18). O homem foi formado do pó da terra e colocado no Jardim do Éden. Ele foi criado em santidade e sob a lei do seu Criador. O homem difere de todos demais seres viventes. Ele foi criado com a faculdade de pensar, sentir e querer. Nenhum outro animal possui essas três faculdades. Ainda a Bíblia nos mostra que o homem foi criado com o livre arbítrio, isto é, com a capacidade de poder escolher entre obedecer a Deus ou deixar de fazê-lo se assim quiser. O homem tem a liberdade de escolha, ainda que seja responsável perante Deus daquilo que vier a escolher. Há pessoas que não aceitam a teoria bíblica da criação. Preferem aceitar teorias humanas de que o homem veio dos animais através de uma série de evoluções. Estas teorias, além de não terem o apoio bíblico, também são insustentáveis por falta de provas concretas. Ao criar o mundo, Deus deu ao homem um lugar de destaque. Quando Deus fez o homem à sua imagem e semelhança tinha um propósito em mente: colocar o homem como administrador do mundo. O homem foi criado um ser responsável e livre. O homem seria feliz mantendo-se obediente a Deus. Haveria perfeita harmonia entre o homem e Deus, entre homem e homem, entre o homem e os animais e entre o homem e a natureza. No princípio foi assim. O homem mantinha a mais perfeita comunhão com Deus. Diariamente à tardinha Deus vinha visitar o homem.
A QUEDA DO HOMEM Ao colocar o homem no Jardim do Éden Deus permitiu que ele comesse de todas as árvores do Jardim, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2.16-17). Até então o homem vivia em obediência a Deus. Mas o homem transgrediu voluntariamente contra Deus. Caiu assim do estado feliz em que se encontrava. Pela desobediência perdeu a comunhão com Deus, afastou-se e separou-se de Deus. O Diabo usou a serpente como instrumento para tentar o homem e este, desobedecendo ao seu Criador, cometeu pecado (Gênesis 3.1-6). A consequência do pecado do primeiro casal foi que todos os seus descendentes tornaram-se pecadores (Romanos 5.19; 3.23). Todos os homens passaram a ser por natureza destituídos da santidade e por isso mesmo propensos para o mal. Por esta razão a condenação passou para todos os homens. Entre os resultados funestos da queda de Adão temos: a terra toda é maldita (Gênesis 3.17-18); a mulher recebeu maiores sofrimentos físicos (Gênesis 3.16); o homem tem que trabalhar e ganhar o pão de cada dia com o suor do seu rosto (Gênesis 3.19); a morte física e espiritual aparecem na vida humana (Gênesis 3.19; Romanos 5.12).
A CONDIÇÃO ATUAL DO HOMEM A raça humana sendo toda descendente de Adão e Eva tendo, portanto, a mesma árvore genealógica, está toda debaixo da justa condenação eterna (Efésios 2.1-3). As consequências do pecado de Adão atingiram toda a humanidade porque ele é o pai da raça humana. Assim, o homem atual está: perdido (Isaías 53.6); separado de Deus (Isaías 59.2); Efésios 2.12); morto em seus pecados (Efésios 2.1; Colossenses 2.13); debaixo da ira de Deus (João 3.36; Romanos 1.18); exposto ao juízo e à morte eterna (Hebreus 9.27; Lucas 16.22-23) e destinado ao inferno (Apocalipse 21.8). O homem atual pode se restaurado pelo seu Criador, deixando de ser filho do Diabo (João 8.44) para tornar-se filho de Deus (João 1.12-13). Isto se torna possível pela morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Agora, desde que o homem se arrependa dos seus pecados e creia em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, ele pode ser salvo e restaurado à comunhão com o seu Criador. O homem nasce com o gérmen do pecado, mas através de Jesus pode ser restaurado. Isto depende tão somente do seu querer em aceitar o plano de salvação apresentado por Deus. O homem tem o livre arbítrio para escolher. A inclinação natural do homem para o mal, desde a queda de Adão e Eva, agora, pelo sacrifício de Jesus pode ser vencida.
CONCLUSÃO O homem foi criado por Deus à sua imagem e semelhança. O homem foi criado para glorificar a Deus e viver feliz aqui na terra. O mundo planejado inicialmente por Deus seria maravilhoso. Não haveria maldição, pecado e nem problemas. A morte não existiria. Haveria plena harmonia entre o homem e os animais. Entre os homens e o seu Criador. Mas o homem pecou, trouxe consequências funestas para a sua vida e para seus descendentes. O mundo chegou ao estado lastimável que o conhecemos por causa do pecado. No entanto, o homem não deve desesperar-se, pois, pela graça de Deus, pode ter um reencontro com Deus e reencontrar a verdadeira felicidade, como estudaremos nas próximas lições.
LEITURAS DIÁRIAS 2ª Feira – Gênesis 1.26-29 3ª Feira – Gênesis 3.1-24 4ª Feira – Romanos 5.12-19 5ª Feira – Efésios 2.1-9 6ª Feira – João 3.1-16 Sábado – João 3.17-22 Domingo – Apocalipse 21.1-8